Utilize o método 5W2H na organização de projetos. A simplicidade em elaborar um projeto através do método 5W2H é o que o traz como dica número um, esta ferramenta é muito usada em planejamentos em geral e pode ser muito útil na gestão de condomínios.

    A metodologia consiste em responder às perguntas que compõe a sigla:

    5W
    What (o que será feito?); Why (por que será feito?); Where (onde será feito?); When (quando?); Who (por quem será feito?).

    2H
    How (como será feito?); How much (quanto vai custar?).

    Os questionamentos devem ser respondidos de forma objetiva, honesta e distinta, pois não existe certo ou errado e sim consciência do que se está fazendo. Aliás, um dos benefícios desse método é a visão global de tudo que se necessita para realizar o projeto.

    Como o método 5W2H é bem detalhado e completo, seus projetos no condomínio terão mais credibilidade e transparência, e os condôminos ficarão mais satisfeitos com a sua gestão.
    Contar com a metodologia 5W2H para a gestão de condomínios contribui com o cumprimento dos pilares de gestão. Para colocá-lo em prática, baixe agora mesmo a planilha 5W2H para condomínios e organize seus projetos!

    1. Delegue funções
      O síndico pode concentrar as decisões, porém, não deve fazer tudo sozinho. Por exemplo, no planejamento de uma obra ou reforma utilizando o método 5W2H tem um item em que se detalha: por quem será feito?
      Saber delegar funções é direcionar uma tarefa para outra pessoa capacitada fazer sem deixar de supervisionar e oferecer suporte quando necessário. Na administração de condomínios o síndico também pode dividir tarefas com o subsíndico e o conselho.
    2. Controle da inadimplência
      A gestão financeira é o grande desafio do síndico, pois o controle financeiro nem sempre é fácil devido à inadimplência. Controlar a inadimplência é garantir que as despesas do condomínio sejam pagas em dia e a previsão orçamentária será cumprida. Nessa tarefa o síndico pode contar com o apoio das garantidoras, empresas especializadas em cobrança garantida.
    3. Planejamento financeiro
      Sem um planejamento financeiro fica inviável honrar com os compromissos, pagar contas, realizar reformas, contratar e pagar colaboradores, comprar materiais. O planejamento financeiro é feito anualmente, geralmente pelo síndico e a administradora, e deve ser elaborado com o rigor e a seriedade que a atividade merece.
    4. Relacionamento amigável e mediação de conflitos
      O síndico deve ter uma relação de respeito e confiança com os condôminos. Ser síndico é administrar o patrimônio alheio. Não é legal o síndico esconder dos condôminos a real situação do condomínio caso este esteja passando por um momento difícil de gestão. Ao compartilhar o problema com responsabilidade (sem causar pânico desnecessário) é mais fácil achar a solução.

    Além disso, no condomínio é normal que ocorram conflitos seja entre condôminos ou entre condôminos e colaboradores. Assim, o papel do síndico é mediar esses conflitos conversando e entendendo a queixa de cada um. Importância da gestão de condomínios para síndicos A importância da gestão de condomínios para síndicos consiste na administração correta do empreendimento e em fazer jus à atividade ao qual a pessoa se comprometeu.

    Leia também: Marketing Pessoal: Entenda a importância para a carreira do síndico!

    Ser gestor é ter sede de conhecimento e se capacitar para a função, os desafios de administrar um condomínio são muitos e o síndico legalmente pode contar com parcerias na administração.

    Gostou do conteúdo? Quais são seus maiores desafios como síndico(a)? Deixe seu comentário!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    plugins premium WordPress